Notícias do Litoral do Paraná

1º Semana de Conscientização do Autismo acontece em Guaratuba

 

 

 Um grupo de Pais, Amigos e Profissionais dos Autista da cidade de Guaratuba criado em  2015, e desde então promove reuniões e eventos para que assuntos sobre autismo sejam esclarecidos a sociedade, que neste ano está organizando a 1ª Semana de Conscientização do Autismo.

A semana visa comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril com uma agenda dedicada ao tema. Na segunda-feira (dia 1º), às 20h, durante a sessão da Câmara de Vereadores, acontece a votação do Projeto de Lei nº 674, da vereadora Profª Paulina, que apresenta um projeto que regulamenta no município de Guaratuba o atendimento prioritário da pessoa com autismo e estabelece carteirinhas de identificação. A tribuna será usada pelo grupo com uma fala de esclarecimento sobre o que é o autismo no intuito de esclarecer dúvidas, feita pela psicóloga da Apae, Mariá Francisca Monteiro Angulski.Na terça-feira, o dia Mundial do Autismo, também na Câmara Municipal, ocorrerá a palestra sobre o tema com o título “Conhecer para incluir”, às 19h.

No domingo (7), às 8h, o grupo promove Corrida e Caminhada de Mobilização com o lema “Todos Juntos pelo Autismo”. A largada será na Praia Central e o percurso será de 5 km. As inscrições podem ser feitas na FB Sports, na rua José Nicolau Abagge, 1035, Cohapar, com a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

Os organizadores pedem para que as pessoas participem dos eventos da semana vestidas de azul, cor símbolo do autismo. A Prefeitura de Guaratuba é apoiadora da 1ª Semana de Conscientização do Autismo.

A data tem por objetivo a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

 

Organização

Bruna Correa Pinto – 99795-7705
André Luciano – 99923-6826

Athletico é campeão Paranaense 2019 em cima do Toledo

Foto: Jonathan Campos      Com doses de emoção que o Athletico se consagrou bicampeão paranaense. Na tarde deste ...

Esportes

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região determinou ...

     O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou a redução do preço das tarifas cobradas nas praças ...

Geral

Encenação da Paixão de Cristo em Caieiras marcou Sexta ...

     A encenação de vida, paixão e morte de Cristo foi marcada pela presença de centenas de pessoas que na noite ...

Geral

Câmara de vereadores de Guaratuba e Matinhos tem ...

Os presidentes das Câmaras de Vereadores de Guaratuba Cláudio Nazário e Matinhos Gerson da Silva Junior, através da ...

Política

Justiça suspende interdição realizada pela Prefeitura ...

     O Juízo da Vara da Fazenda Pública de Paranaguá suspendeu o termo de interdição n.º 017/2019 lavrado pela ...

Geral

Ressaca atinge Praia Central e de Caieiras em Guaratuba

   Na tarde dessa quarta (17) a ressaca que atingiu no litoral da região Sul teve efeitos em dois pontos de ...

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net