Notícias do Litoral do Paraná

1º Semana de Conscientização do Autismo acontece em Guaratuba

 

 

 Um grupo de Pais, Amigos e Profissionais dos Autista da cidade de Guaratuba criado em  2015, e desde então promove reuniões e eventos para que assuntos sobre autismo sejam esclarecidos a sociedade, que neste ano está organizando a 1ª Semana de Conscientização do Autismo.

A semana visa comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril com uma agenda dedicada ao tema. Na segunda-feira (dia 1º), às 20h, durante a sessão da Câmara de Vereadores, acontece a votação do Projeto de Lei nº 674, da vereadora Profª Paulina, que apresenta um projeto que regulamenta no município de Guaratuba o atendimento prioritário da pessoa com autismo e estabelece carteirinhas de identificação. A tribuna será usada pelo grupo com uma fala de esclarecimento sobre o que é o autismo no intuito de esclarecer dúvidas, feita pela psicóloga da Apae, Mariá Francisca Monteiro Angulski.Na terça-feira, o dia Mundial do Autismo, também na Câmara Municipal, ocorrerá a palestra sobre o tema com o título “Conhecer para incluir”, às 19h.

No domingo (7), às 8h, o grupo promove Corrida e Caminhada de Mobilização com o lema “Todos Juntos pelo Autismo”. A largada será na Praia Central e o percurso será de 5 km. As inscrições podem ser feitas na FB Sports, na rua José Nicolau Abagge, 1035, Cohapar, com a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

Os organizadores pedem para que as pessoas participem dos eventos da semana vestidas de azul, cor símbolo do autismo. A Prefeitura de Guaratuba é apoiadora da 1ª Semana de Conscientização do Autismo.

A data tem por objetivo a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

 

Organização

Bruna Correa Pinto – 99795-7705
André Luciano – 99923-6826

Preso autor de agressão com pedradas em Morretes e vitima ...

       Um homem foi brutalmente espancado com golpes de pedra, na madrugada deste domingo, 21, na cidade de ...

Policial

Apreensão de cerca de 2 toneladas de cocaína e 300 kg de ...

     O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar (PM), apreendeu cerca de duas toneladas ...

Policial

Veiculo pega fogo em avenida próximo a rodoviária de ...

    Veículo Fiat Uno pegou fogo no motor nesta quinta (18) por volta das 8h50. Funcionários de uma empresa de ...

Geral

Homem morre atropelado por moto na região rural de Guaratuba

Um homem morreu atropelado por uma moto nesta noite de quarta (17) na estrada do Cubatão região rural do muncípio de ...

Policial

Publicada no Diário Oficia lei que inclui autismo nos ...

O Diário Oficial da União publica em sua edição desta sexta-feira (19) a Lei nº 13.861/2019, sancionada nessa ...

Geral

Primeira menina no Paraná a se federar e jogar uma ...

     A Federação Paranaense de Futsal aprovou nesta semana a participação da atleta Luísa Kleinhans no Campeonato de ...

Esportes


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net