Notícias do Litoral do Paraná

Matinhos implanta "Botão do Panico" para vítimas de violência doméstica e familiar

 

     Na manhã da ultima quarta-feira dia 08/05, no auditório do Complexo Educacional do Tabuleiro, a Prefeitura Municipal de Matinhos recebeu capacitação sobre a Plataforma “Botão do Pânico”.

O município de Matinhos através da Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e Tribunal de Justiça do Paraná, realizou Convênio com o INTP – Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva. O “Botão do Pânico” são dispositivos entregues às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a fim de possibilitar a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência deferidas em favor de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

COMO FUNCIONA:
A mulher em situação de risco é inserida no projeto por decisão judicial. Depois de cadastrada no sistema de monitoramento da Guarda Civil Municipal, que registrará suas informações pessoais e do agressor, ela recebe o dispositivo de segurança. O aparelho é pequeno e de fácil manuseio. Ao sentir-se ameaçada com a presença do agressor em qualquer lugar, ela deve apertar o botão do pânico, que acionará imediatamente a Guarda Municipal. Na hora, ela perceberá uma vibração no dispositivo, confirmando o acionamento.

Na central de monitoramento, os Policiais e GCMs terão acesso à localização, aos dados da vítima e do agressor, encaminhando as viaturas o mais rápido possível. A plataforma permite visualizar em tempo real os dispositivos acionados de forma simultânea.  Também tem início a transmissão do áudio ambiente, que ajuda a identificar a gravidade da ocorrência e pode ser usada como prova. “Além de ajudar na proteção o dispositivo também ajudará a prevenir novos casos de violência, inibindo os agressores. Estiveram presentes: Prefeito de Matinhos Ruy Hauer Reichert, Assessora Jurídica do Gabinete Dra. Eliane Fernandes, Presidente da Câmara Municipal vereador Gerson da Silva Junior, representantes da Policia Militar, Delegada de Policia Civil Dra. Samia Coser, representando o Ministério Publico a Assessora da Promotora de Justiça, Dra. Carolina Dias Aidar, a Sra. Ana Caroline Domingues, Secretario Municipal de Saúde Claudir Lourenço, Secretario Municipal de Defesa Social GCM Marcelo Gaspar, Secretario de Educação Jean Carlos Freire, Comandante do segundo Subgrupamento de Bombeiros 1.º Tenente Xisto André Frazatto dos Santos e 3º Sargento do Corpo de Bombeiros Marcos Antonio Carling.
Fotos: Edilson T. Giordano.

Douglas G. da Silva
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos

 

Preso autor de agressão com pedradas em Morretes e vitima ...

       Um homem foi brutalmente espancado com golpes de pedra, na madrugada deste domingo, 21, na cidade de ...

Policial

Apreensão de cerca de 2 toneladas de cocaína e 300 kg de ...

     O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar (PM), apreendeu cerca de duas toneladas ...

Policial

Veiculo pega fogo em avenida próximo a rodoviária de ...

    Veículo Fiat Uno pegou fogo no motor nesta quinta (18) por volta das 8h50. Funcionários de uma empresa de ...

Geral

Homem morre atropelado por moto na região rural de Guaratuba

Um homem morreu atropelado por uma moto nesta noite de quarta (17) na estrada do Cubatão região rural do muncípio de ...

Policial

Publicada no Diário Oficia lei que inclui autismo nos ...

O Diário Oficial da União publica em sua edição desta sexta-feira (19) a Lei nº 13.861/2019, sancionada nessa ...

Geral

Primeira menina no Paraná a se federar e jogar uma ...

     A Federação Paranaense de Futsal aprovou nesta semana a participação da atleta Luísa Kleinhans no Campeonato de ...

Esportes


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net