Notícias do Litoral do Paraná

Servidores de todo Litoral fazem curso sobre polêmicas em licitações

 

     Os prefeitos do Litoral participaram, na quinta-feira (29) da abertura de curso sobre licitações e contratos do Tribunal de Contas do Estado, no Teatro Municipal Rachel Costa, em Paranaguá. O evento teve apoio da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná).

Servidores do Executivo e do Legislativo dos sete municípios fizeram o curso de um dia que deu ênfase aos pontos polêmicos e soluções em processos licitatórios e contratos administrativos, com base em acórdãos emitidos pelo TCE. Foram destacados licitações para aquisição de medicamentos e pneus, além de contratações nas áreas de iluminação e publicidade. O curso aconteceu pela manhã e a tarde.

“Viemos a Paranaguá hoje, nos reunimos com os prefeitos do litoral com um objetivo, fazer com que os homens de bem possam trabalhar bem. E aqueles que se servem da administração pública se preocupem muito com a fiscalização do tribunal”, afirmou o presidente do TCE, Nestor Baptista.

“Iniciativas como essas são muito proveitosas e produtivas, porque trazem eficiência e segurança jurídica aos municípios”, declarou o prefeito de Guaratuba e presidente da Amlipa, Roberto Justus. “Às vezes anunciamos obras ou serviços, mas os prazos acabam prorrogados e os editais têm que ser cancelados por falhas questionadas pelo Ministério Público ou o próprio Tribunal de Contas. Isso é ruim de explicar para o cidadão e pode causar responsabilização aos prefeitos”, disse. O prefeito Roberto também comentou que “a grande maioria dos municípios não tem corpo técnico e estrutura para atender a demanda e o Tribunal tem e é de altíssima qualidade”.

Para o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, foi um dia importante para sua administração. “É importantíssimo que nossa equipe esteja atualizada e qualificada. Sempre prezamos pela legalidade na gestão. E vale lembrar que não é só o prefeito que responde por possíveis erros cometidos. Por isso a importância desse curso realizado hoje”, declarou o prefeito. Para Marcos Fioravanti “Casquinha”, prefeito de Pontal do Paraná, a iniciativa do TCE em oferecer o curso “ajuda muito os municípios”. “No meu caso, meu maior calo é licitação. Esse curso destinado às administrações é de grande importância, de muita utilidade”, afirmou o prefeito. De acordo com o prefeito José Paulo Vieira Azim, de Antonina, por meio do treinamento o corpo técnico das prefeituras fica mais preparado. “Esse controle externo que o Tribunal faz acaba sendo cumprido com maior eficácia pelas máquinas administrativas das prefeituras. Há descompasso entre recursos que as prefeituras têm para estabelecer esses controles, no sentido de contratar e fazer concursos para ter essas pessoas qualificadas para prevenir problemas”, comentou o prefeito.

 

Fonte: TCE/Pr

Casal é preso com cocaína e mais de 3 quilos de maconha em ...

     Um casal foi preso na cidade de Matinhos, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas.

Policial

Polícia Civil efetua operação em combate a furtos e roubos ...

Foto: PCPR      A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em combate a furtos, ...

Policial

Polícia Militar realiza operação no Centro Histórico de ...

     Em três dias, 150 pessoas foram abordadas e situações de uso de drogas e de consumo de bebida alcoólicas por ...

Policial

Mulher encontrada morta é identificada em Paranaguá

     Foi identificada oficialmente pelo Instituto Médico Legal (IML) a mulher que foi assassinada a tiros na ...

Geral

Homem desaparece após entrar no mar em Matinhos

     Um homem de 35 anos desapareceu no mar após se afogar na Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos, no litoral do ...

Policial

Aumenta o número de atendimentos com visitantes na Serra do ...

Foto: Equipe de resgate no Viaduto do Carvalho, na Serra do Mar (Foto: Reprodução/Cosmo)      No fim de semana, uma ...

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net