Notícias do Litoral do Paraná

Trem entre Morretes e Antonina fará transporte de passageiros

     O litoral do Paraná vai ganhar mais uma importante atração turística. O Governo do Estado e a empresa Rumo Logística formalizaram um protocolo de intenções que permitirá com que a ligação férrea entre Antonina e Morretes seja completamente revitalizada, voltando a fazer o transporte de passageiros.

O documento foi assinado na quarta-feira, 23, pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e pelo presidente da companhia, João Alberto Abreu, no Centro de Exposições de Ponta Grossa, sede administrativa do governo estadual até a quinta-feira, 24.

“Essa parceria vai fortalecer ainda mais o turismo do Paraná. É uma linha de passageiros que estava há muito tempo parada. Agora conseguimos devolver à população esse importante roteiro turístico”, disse o governador.

As obras na ligação de 16 quilômetros começam imediatamente e a previsão é que a estrutura fique pronta ainda neste ano, a tempo de fazer o passeio de Natal como forma de batizar a linha. Com o ramal, o turista que está em Curitiba, por exemplo, poderá conhecer as duas cidades históricas do litoral, passando pela Mata Atlântica, de trem. As últimas excursões que transportaram turistas usando a linha, sempre em datas comemorativas, aconteceram na década de 1990. A revitalização será custeada pela Rumo com coordenação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade sem fins lucrativos que promove a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro. A empresa não divulgou o valor a ser investido. “Buscamos ações que tenham impacto positivo nas comunidades. Apoiamos a iniciativa do Governo de incentivar o turismo”, disse o presidente da companhia. “O projeto está em andamento. Queremos esse trem rodando ainda antes do Natal”, acrescentou. A revitalização da linha férrea se soma a outras iniciativas do Governo do Estado para fomentar o turismo no litoral. A região recebeu duas etapas dos Jogos de Aventura e Natureza, iniciativa que busca aliar o esporte às belezas naturais do Paraná. O governo trabalha também no projeto da engorda da praia de Matinhos e autorizou recentemente a revitalização da Praia Central de.Guaratiba. O governador Ratinho Júnior autorizou ainda a licitação das obras de reparo e melhorias dos trapiches existentes em Encantadas e Nova Brasília, na Ilha do Mel. O prazo de entrega é de sete meses.

“O governo aposta no turismo como um agregador de emprego e renda para a população. Nosso litoral ganha mais uma grande atração”, disse Márcio Nunes, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

“Estamos resgatando a força dos trilhos para o turismo. Esse trecho tem uma importância histórica, um cenário maravilhoso”, acrescentou Sandro Alex, secretário da Infraestrutura e logística.

Fonte: AEN

Rapaz de 25 Anos Confessa ter Matado seu Pai e um Padre e ...

O jovem afirma ter matado o pai de 55 anos na madrugada de sexta feira (22) em Paranaguá. Assim como um padre em ...

Policial

Plantação de Maconha em Quatro Barras tem Ligação com Homem ...

O rapaz carbonizado, na segunda feira (18), em Paranaguá seria o responsável por uma plantação de maconha na região ...

Policial

PM Apreende 5 Kg de Maconha em Matinhos

A apreensão foi feita por volta das 17h da terça (19), pela ROTAM, que avistou dois rapazes com atitude suspeita.

Policial

Combate a Dengue Ganhará Reforço com Fumacê em Paranaguá

A partir de quarta (20) o fumacê estará passando nas ruas das 17 às 21h, nos bairros Emboguaçu e Jardim Iguaçu.

Geral

Guaratuba tem Planos para Facilitar a Interação da Área ...

Os planos são para revitalizar uma antiga estrada que encurta em 15km a distancia entre o centro de Guaratuba com a ...

Geral

Tentativa de Assalto Resulta em Duas Prisões

Dois homens são presos após tentarem furtar uma casa na madrugada de quarta (14), no Centro Histórico de Paranaguá.

Policial


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net