Notícias do Litoral do Paraná

Verão 2019-2020 contará com 91 Postos de Guarda-Vidas em todo o litoral

  Foto: AEN/Arquivo

   Ao todo, no mínimo 620 bombeiros militares e 50 guarda-vidas civis voluntários atuarão na região  Programada para ser iniciada no dia 20 de dezembro, a Operação Verão 2019-2020 reforça o efetivo de segurança pública no litoral do Paraná

sendo que um dos principais objetivos é a atuação do Corpo de Bombeiros do Paraná, com foco nos guarda-vidas, visto o alto fluxo de turistas e banhistas nas praias paranaenses, algo que aumenta o alerta para os afogamentos. Segundo o  comandante do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros (8.º GB) do Litoral do Paraná, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, um total de 620 bombeiros militares e 50 guarda-vidas civis voluntários atuarão na região, com foco principal nas praias e rios do litoral, que contarão com 91 postos de de guarda-vidas durante a Operação Verão que será finalizada em meados de março.

“A localização dos Postos de Guarda-Vidas (PGVs) é fixa e procura atender aspectos relacionados ao alto fluxo de banhistas, área de maior risco e/ou localização estratégica”, explica o Major Emmanuel. Segundo ele, para a temporada 2019-2020 o Corpo de Bombeiros possui programado, ao todo,  91 Postos de Guarda-Vidas no litoral. “Deste total, 31 em Pontal do Paraná, 29 em Matinhos, 28 em Guaratuba, dois na Ilha do Mel e um tático móvel de rios em Morretes”, completa.

De acordo com o comandante do 8.º GB, é essencial que o banhista sempre procure locais com cobertura dos guarda-vidas. “Ficando dentro da Área Protegida por Guarda-Vidas (entre duas bandeiras “vermelho sobre amarelo”) o banhista sabe que terá a supervisão e a eventual ação direta de uma dupla de Guarda-Vidas enquanto o posto estiver ativo. Fora dessa área (nas áreas com bandeiras “pretas”), a supervisão é esporádica por meio dos patrulhamentos terrestre, aquático e/ou aéreo”, explica.

LOCAIS NÃO PROTEGIDOS

“Não há proibição quanto ao fato de uma pessoa entrar na água e um local não protegido por guarda-vidas; há uma recomendação. Assim, nós recomendamos que, caso a pessoa queira um banho de mar mais seguro, procure sempre um Posto de Guarda-Vidas ativo. Caso não exista um posto ativo e ela queira entrar na água, que o faça com muita moderação, no raso, procurando respeitar seus limites. Colocar-se em risco sempre é perigoso. Para as pessoas que não têm boa condição natatória, uma boa recomendação é que: jamais deixe que a água passe da linha da cintura”, explica o Major Emmanuel. Segundo ele, outra ferramenta que pode ajudar na segurança dos banhistas é a Internet e o telefone. “Para localizar os Postos de Guarda-Vidas e procurar saber quais estão ativos, sugerimos que baixe nosso aplicativo (APP) “Bombeiros Paraná”, lembrando que, em caso de emergência, ligue 193”, completa.

PREPARATIVOS PARA A OPERAÇÃO VERÃO

O comandante ressaltou que os preparativos para a Operação Verão possuem um planejamento aprovado em abril de cada ano. “Portanto, já estamos na fase final das aquisições de materiais e equipamentos, procurando viabilizar o maior número de viaturas e embarcações. Na próxima temporada estamos prevendo, no mínimo, 620 Bombeirosa Militares e 50 Guarda-Vidas Civis Voluntários”, finaliza major Emmanuel.

 

Fonte: Folha do Litoral

Com efetivo reforçado Operação Verão 19/20 contará com mais ...

 Foto: Albari Rosa      A Operação Verão 2019/2020 terá início no dia 21 de dezembro e se entende até o dia 1.º de ...

Geral

Três pessoas são presas com drogas, dinheiro, armas e ...

     Na tarde de quinta-feira (5), uma equipe policial da 2ª Companhia do 9º BPM, após denúncias, efetuou a prisão de ...

Policial

Nova atração foi instalada no Morro do Cristo em Guaratuba

Nesta semana foi instalada uma luneta de observação terrestre na base da estátua do Cristo no Morro do Cristo em ...

Geral

Motorista perde o controle do veículo e capota no bairro ...

Foto: Redes Sociais      Por volta das 16h desta quinta(6) a condutora perdeu o controle de seu veículo e capotou em ...

Geral

Encontrado morto homem que estava desaparecido em Matinhos

     O corpo de João Carlos dos Santos, de 61 anos, que estava desaparecido desde o último domingo (1) após ter saído ...

Policial

Veículo furtado em Paranaguá é recuperado pela PM em ...

Imagem Ilustrativa      No início da madrugada desta segunda-feira (2), policiais militares da 2ª Companhia do 9º ...

Policial


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net