Notícias do Litoral do Paraná

SpaceX lança primeira nave comercial capaz de levar humanos à órbita terrestre

A SpaceX lançou com sucesso na madrugada deste sábado (2) sua primeira espaçonave projetada para transportar humanos ao espaço. A Crew Dragon decolou como previsto, às 4h49 (de Brasília), impulsionada por um foguete Falcon 9. O lançamento aconteceu na plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, da Nasa, em Cabo Canaveral, Flórida — palco histórico de onde partiram as missões tripuladas à Lua e os voos dos ônibus espaciais.

Trata-se de um momento marcante para a exploração espacial. Pela primeira vez, uma nave privada feita para levar astronautas chega à órbita terrestre. Ademais, o resultado é um avanço importante para a retomada de voos espaciais tripulados a partir dos Estados Unidos, por veículos americanos. Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, em 2011, a agência espacial americana tem dependido de caronas nas naves russas Soyuz para levar seus astronautas à Estação Espacial Internacional.

Este primeiro voo de teste, encomendado pela Nasa, foi feito com a cápsula vazia, salvo por um manequim (apelidado “Ripley” em homenagem à personagem de Sigourney Weaver em “Alien, o Oitavo Passageiro”), que irá medir os estresses a que serão futuramente submetidos os astronautas a bordo. De último hora, a SpaceX também inclui a bordo uma miniatura da Terra de pelúcia, descrita como “testadora de gravidade zero”. Ela flutuou pela cabine assim que a nave chegou à órbita.

A decolagem, contudo, é apenas a primeira etapa de uma missão de 6 dias. Na manhã de domingo, a Crew Dragon chegará à Estação Espacial Internacional e terá de fazer a acoplagem automaticamente. Então, pouco menos de cinco dias depois, ela se desacoplará e fará a reentrada na atmosfera. O pouso será feito com para-quedas, no oceano Atlântico.

Caso tudo corra bem, a SpaceX espera realizar um teste de aborto de voo em junho, e então o primeiro voo com dois tripulantes no segundo semestre (fala-se em julho, mas pode atrasar). A Crew Dragon tem capacidade para levar até sete astronautas, mas deve ser usada pela Nasa para transportar apenas quatro tripulantes, mais carga, quando entrar em operação.

E essa é só metade da história. A Boeing também está nessa corrida e deve realizar testes — sem e com tripulação — de sua própria cápsula, a Starliner, ainda neste ano. Ambas trabalham num contrato com a Nasa para o desenvolvimento de veículos comerciais capazes de levar astronautas ao espaço. A SpaceX recebeu US$ 2,6 bilhões, e a Boeing, US$ 4,2 bilhões.

Fonte UOL

Vacinação preventiva contra Sarampo começa hoje em todo o ...

A partir desta quinta-feira (22), as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo ...

Geral

Carro Clonado é Capturado Pela Polícia Militar em Guaratuba

      Na tarde desta segunda (19) após denuncia da Sec. de Segurança Pública de Guaratuba, os PM's abordaram um ...

Policial

Vereador Zé da Ecler tem mandato cassado após sessão que ...

Mesmo já tendo seu mandato extinto por ter faltado consecutivamente em 6 sessões extraordinárias conforme Decreto ...

Política

Mulher de vítima de sequestro em ônibus na Ponte ...

   A mulher de uma das vítimas que está dentro do ônibus que foi sequestrado e está parado na Ponte Rio-Niterói, na ...

Geral

Câmara de Matinhos decreta extinção do mandato do vereador ...

A Câmara Municipal de Matinhos, por meio da Mesa Diretiva, decretou, nesta segunda-feira (19), a extinção do mandato ...

Política

Em 2019 Justiça realiza 3.º júri popular de feminicídio em ...

       Os júris populares de crimes de feminicídio têm sido mais frequentes em Paranaguá. Somente neste ano, dois ...

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net