Notícias do Litoral do Paraná

Litoral do Paraná e seus encantos com Praia deserta, navio encalhado, trilha no mangue, o Litoral esconde `tesouros´

     

     Não é só de praia que se sustenta o turismo no litoral do Paraná.

Uma das primeiras regiões do estado a serem povoadas – as duas primeiras povoações foram fundadas no século XVII por Ébano Pereira, em Curitiba e Paranaguá -, o litoral paranaense guarda belezas naturais e pontos históricos. Em especial no último caso, muitas vezes o veranista passa ao lado desses tesouros, mas ignora o seu significado, a sua historia.

Sabendo disso e aproveitando o movimento de alta temporada nos municípios litorâneos, o Bem Paraná esteve em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná no final do ano passado, visitando alguns desses pontos históricos e desbravando algumas das belezas naturais do litoral paranaense, a fim de dar opções aos turistas para aqueles dias em que o mar e a areia não estejam tão convidativos.

Em Guaratuba, por exemplo, um dos pontos mais “óbvios” é o Mirante Cristo Redentor, localizado no topo do Morro do Brejatuba. Doado em 1952 pela família de Joâo Cândido Ferreira, tinha o intuito de abençoar os pescadores que passavam pela barra em sentido a mar aberto. No ano 2000, porém, o atrativo foi revitalizado e teve sua posição original alterada: antes sua mão direita apontava para a saída da barra. Hoje, aponta essa mesma mão para abençoar a cidade.

No mesmo município, na Praia de Caieiras, fica o misterioso Vapor S. Paulo. Encalhado ali desde novembro de 1868, a embarcação voltava da Guerra do Paraguai com cerca de 600 pessoas a bordo, dentre elas, possivelmente, a compositora brasileira Chiquinha Gonzaga, autora da primeira marcha carnavalesca com letra (“Ó Abre Alas”, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

O vapor pertencia ao marido da compositora, Capitão Jacinto Ribeiro do Amaral, e levava à bordo, conforme noticiou o jornal Dezenove de Dezembro na época dos fatos, “muitos invalidos da patria”, os quais foram salvos e acolhidos na então Vila de Guaratuba, alguns alojados em grandes grutas que existem na praia, outros em casas particulares dos moradores, até que alguns dias depois foram levadospara Paranaguá, nos vapores “Marumbi” e “Iguaçu”.
Ainda hoje, quando a maré está baixa, é possível ver a proa da embarcação, enterrada na areia a 50 metros da costa da praia de Caieiras.

As belezas naturais de Pontal do Paraná

Um dos municípios mais bem avaliados pelo Ministério do Turismo no Mapa do Turismo Brasileiro, Pontal do Paraná se destaca pela preservação ambiental, o que se evidencia pela restinga presente ao longo dos 23 quilômetros de orla marítima, onde se situam os 48 balneários da cidade.
Um desses balneários se chama Barrancos, uma praia quase deserta entre Praia de Leste e Pontal do Sul. Com entrada pela PR-412, entrando em direção ao mar no quilômetro 75, a praia é um local perfeito para quem quer fugir da muvuca tradicional nas praias do Paraná nesta época do ano.

No município também fica o Sítio Arqueológico do Guaraguaçu, na Fazenda Sambaqui, onde está o único sambaqui tombado pelo Patrimonio Histórico e Artístico no litoral do Paraná. Para visitar o local e conhecer o registro de como viviam povos originários do litoral paranaense, contudo, é preciso contatar o Departamento de Turismo pelo telefone (41) 3972-3102. Outros atrativos da localidade são a pesca esportiva, os passeios de barco e a prática de Ecoturismo, com a Estrada Ecológica do Guaraguaçu que leva a comunidade indígena Guarani M’bya.

Outro destaque é o Parque Natural Municipal do Manguezal do Rio Perequê, com acesso pela Avenida Mira Mar, em Pontal do Sul. Localizado numa área de 16,2 hectares, o parque tem como intuito preservar o ecossistema dos manguezais, com habitat de pássaros, caranguejos e ostras, e ainda oferece atividades culturais e de educação ambiental. Possui uma trilha chamada “micuin”, suspensa sobre o mangue. Para visitações, entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Pontal do Paraná através dos telefones: (41) 3972 3102/ (41) 3972 7051.

Saiba

Guias turísticos ajudam a desbravar as praias

Para os interessados em desbravar o litoral paranaense, a boa notícia é que alguns municípios, como Guaratuba, possuem guias turísticos que podem auxiliar os veranistas a desbravar os tesouros do litoral paranaense.
Um desses guias, que atendeu a reportagem na Praia de Caieiras, em Guaratuba, é Gabriel Marcelo Correia. Ele se profissionalizou por meio de um curso ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Capitania dos Portos do Paraná da Marinha do brasil e o Instituto Iguaju, com atuação ambiental e criada na região de Caieiras. “Nosso bairro tem muito a oferecer”, comenta o guia, que levou a reportagem até o local onde está enterrado o Vapor São Paulo (que aparece na imagem ao lado). Os interessados podem entrar em contato com ele pelo telefone (41) 99503-2421.

Fonte: Bem Paraná

Preso pela ROTAM mais um suspeito de tráfico de drogas em ...

     Policiais militares das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam, no início da noite de terça-feira ...

Policial

Embarcação afunda próximo a praia e pessoas são resgatadas ...

    Foto: Wilmar  Uma lancha naufragou na praia em Guaratuba e os ocupantes foram resgatados pelo banana boat, além ...

Geral

Jovem está desaparecido no Litoral

Nestor Eugenio está desaparecido desde domingo (12), ele tem aproximadamente 1.65 de altura e 75 quilos, com uma ...

Policial

O Corpo de Bombeiros informam que triplicaram as ...

     O número de queimaduras por águas-vivas nas praias do litoral paranaense triplicou na temporada 2019/2020 em ...

Geral

Motociclista morre em acidente ao colidir com caminhão na ...

     Um homem de 34 anos morreu, na madrugada deste domingo (12), em um acidente entre uma motocicleta e um ...

Geral

Cochilo ao volante causa queda de veículo em córrego na PR- ...

     O cochilo de uma motorista na PR-407 – que liga a BR-277 às praias – poderia ter provocado uma tragédia na tarde ...

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net