Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba terá Colégio Cívico-Militar Conjuntamente com Outras 4 Cidades Litorâneas

O governador Ratinho Junior confirmou, nesta segunda-feira (26), que Curitiba e mais 16 cidades da Região Metropolitana terão colégios cívico-militares em 2021.

Serão 22 escolas apenas na Capital. Colombo (5), São José dos Pinhais (4) e Piraquara e Araucária (3) vêm na sequência em quantidade, mas o programa também contempla Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul e Rio Negro.

O programa é voltado, neste primeiro momento, para municípios com mais de dez mil habitantes. Os critérios estabelecidos pela lei foram existência de ao menos duas escolas estaduais na área urbana, alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno.

“É o maior projeto do País nessa área. Contamos com apoio da sociedade civil organizada, dos deputados, das lideranças do Estado. O Paraná avança a passos largos para ter a melhor educação do País”, completou Ratinho Junior.

Além dessas, terão colégios cívico-militares: Ponta Grossa, Castro e cinco municípios do Litoral (Pontal do Paraná, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Antonina).

No total, o programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do estado a partir de 2021. O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de cerca de R$ 80 milhões. É o maior projeto do País nessa área.

A implantação dos colégios será de escolha livre da comunidade escolar, por meio de consulta pública, já a partir de terça-feira (27). A pesquisa será em formato de referendo, cabendo à população dizer sim ou não ao modelo na escola em questão. Fazem parte da comunidade professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição.

Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas devem participar da consulta. Se uma comunidade escolar for formada por 500 pessoas, é necessário um quórum de pelos menos 251 pessoas, por exemplo. Para migrar ao modelo cívico-militar basta a aceitação de maioria simples dos votantes da escola, ou seja, 50% mais um voto. O resultado deve sair até quinta-feira (29).

Escolas pleiteadas no litoral do Paraná:

Guaratuba – 29 DE ABRIL C E EF M; Antonina – MOYSES LUPION C E EF M N; Matinhos – ABIGAIL DOS S CORREA E E PROFA EF; Paranaguá – ABIGAIL DOS S CORREA E E PROFA EF; DIDIO A DE C VIANA C E EF M; ZILAH DOS S BATISTA C E PROFA EF M; Pontal do Paraná – HELIO ANTONIO DE SOUZA C E E F M

PF Faz Operação Gigantesca no Litoral do Paraná

A Polícia Federal (PF) disse que uma das aeronaves utilizada pela quadrilha investigada por tráfico internacional de ...

Policial

Dona de Boca de Fumo no Bairro Cohapar é Presa

Policiais militares do 9º Batalhão prenderam, na noite de quarta-feira, 18, uma mulher acusada de tráfico de drogas ...

Policial

Jovem Desaparecido é Encontrado perto da Ilha do Rato em ...

Foi encontrado, nesta terça-feira (17), por volta das 16h, o corpo do jovem que se afogou na Prainha, em Guaratuba, ...

Geral

Confira os Eleitos nas Eleições 2020

Saiba quem foram os eleitos nas votações para Prefeito e Vereadores nas eleições de 2020.

Geral

Justiça Eleitoral muda Locais de Votação Para Evitar ...

A Justiça Eleitoral mudou o local de votação dos eleitores de Guaratuba, que votavam em duas escolas para o Ginásio ...

Geral

Corpo de Jovem é Encontrado Após 2 Dias Desaparecido

O corpo foi encontrado no Balneário Betaras, Matinhos, por volta das 3 horas da manhã de hoje (9).

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net