Notícias do Litoral do Paraná

Evento em Guaratuba celebra e homenageia Joaquim da Silva Mafra

A cidade de Guaratuba promoveu um evento cultural nas comemorações dos seus 250 anos. Na tarde dessa quarta-feira (12), a prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo fez o lançamento dos livros do historiador Joaquim da Silva Mafra, ou seja, a reedição do primeiro exemplar escrito pelo autor em 1952 e uma obra inédita.

O evento aconteceu na sede da nova Biblioteca Municipal, e prestou homenagem à senhora Carolina Mafra de Souza Montruchhio (Carlota), sobrinha do autor. Em respeito aos protocolos de biossegurança vigentes, o evento teve um número reduzido de convidados, entre os quais, estiveram presentes o prefeito, Roberto Justus, e alguns membros da municipalidade.

As obras contempladas foram os livros: Historia do Município de Guaratuba, editado na gestão do então prefeito Orlando Bevervanso em 1968, e também o Instantâneos de Guaratuba, onde o leitor encontra contos e peripécias com personagens e lugares emblemáticos da cidade. Ambos os exemplares são catalogados como fonte de pesquisas pela rede de ensino e pesquisas sobre a cultura e a história da cidade e, por isso, serão doados à toda rede de ensino da cidade, Câmara de Vereadores, secretariado municipal, igrejas e familiares do autor. Poderá também ser lido on-line na página da Biblioteca Publica Municipal.

A secretária Municipal da Cultura e do Turismo, Maria do Rocio Bevervanso, ressaltou a importância das obras literárias para Guaratuba, e da figura do historiador também como prefeito, e suas múltiplas contribuições para a edificação da cidade. A secretária agradeceu a família Mafra e enalteceu a senhora Carolina Mafra de Souza Montruchhio, a dona Carlota, sobrinha do autor. Destaque do evento, dona Carlota emocionou aos que lhe escutavam ao falar de Joaquim da Silva Mafra : “Titio amava a sua Guaratuba. O que mais lhe dava prazer era sentar na praça da igreja matriz e contar essas histórias pra quem quer sentasse com ele. Conhecia todo mundo e como ninguém”, contou dona Carlota.

 

Barreira Sanitárias Serão Postas nas Entradas de Guaratuba ...

Nesta quarta-feira (19) foi realizada reunião presencial do Comitê de Gestão de Crise com os novos membros ...

Geral

Deputado Federal Reafirma Apoio com Município de Guaratuba

O prefeito Roberto Justus recebeu na manhã desta sexta-feira (14) na Prefeitura de Guaratuba, o Deputado Federal ...

Política

Pix Cobrança, que substituirá boletos, começa a funcionar ...

A partir desta sexta-feira (14), os bancos e as demais instituições financeiras que aderiram ao Pix, serviço de ...

Geral

Vacinação em Guaratuba ira Acontecer a Partir do dia 12 ...

Na quarta-feira (12), acontecerá um mutirão de vacinação para pessoas com 60 anos ou mais.

Geral

ROTAM prende traficante em Matinhos

No final da noite de domingo (02), uma equipe policial militar Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), da 2ª ...

Policial

PM PRENDE 3 ASSALTANTES POR ROUBAREM MERCADO EM GUARATUBA

No início da tarde desta quarta-feira (21), a Polícia Militar foi acionada por uma pessoa que teria visto um roubo em ...

Policial


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net