Notícias do Litoral do Paraná

Barreira Sanitárias Serão Postas nas Entradas de Guaratuba a Partir da 14h de Sexta

Nesta quarta-feira (19) foi realizada reunião presencial do Comitê de Gestão de Crise com os novos membros representantes da sociedade civil, com o objetivo de definir os planos de ação, prevenção e de contingência em resposta à pandemia da Covid-19.

 A reunião teve em sua pauta o novo decreto do Governo do Estado (nº7672/2021), publicado dia 17 de maio e, ainda, os decretos de Curitiba e região metropolitana, que têm medidas mais restritivas de enfrentamento da pandemia como o fechamento de grande parte do comércio (inclusive supermercados) no final de semana na capital.

 O secretário Municipal da Saúde, Gabriel Modesto, abriu a reunião explanando sobre a situação epidemiológica de Guaratuba. Segundo ele, a média móvel voltou a crescer após uma queda significativa. "Estamos com cerca de 10 confirmações diárias novamente, isso aumenta a pressão no sistema de saúde da cidade e reflete, principalmente, na ocupação de leitos da região e do estado", afirmou. 

O secretário mostrou a taxa de ocupação de leitos (clínicos e UTI) no Estado que continua operando no seu limite. "Se não fizermos uma ação agora que está crescendo os números de casos e já com a rede de saúde saturada, podemos chegar a uma situação de não termos nem como receber o paciente no nosso Pronto Socorro", alertou o secretário da Saúde.  

 Últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde traz o levantamento que há 690 pacientes na fila de leitos clínicos covid no estado. Só no litoral existem 18 pacientes aguardando um leito de UTI.

 Sobre as medidas restritivas do novo Decreto do Estado, o coordenador da Vigilância Sanitária, Hermínio Molinari, ressaltou ao comitê que o decreto não permite flexibilização das medidas estaduais, apenas pode-se deixá-las mais rígidas ou ajustar com a realidade regional. 

 Após deliberação, o comitê apoiou as novas medidas do Estado, em vigor até dia 31 de maio, e decidiu pela implementação de barreiras restritivas nas entradas da cidade iniciando na próxima sexta-feira (21). 

 A restrição de circulação em todo Estado ocorre das 22h às 5h. Apenas o comércio essencial funcionará no domingo, menos restaurantes, lanchonetes e similares que poderão trabalhar somente com sistema de entrega. O delivery de serviços essenciais será permitido sem restrição de horário e dia. 

 Eventos sociais e atividades correlatas, feiras, casas noturnas continuam suspensos.

 Comércio de rua poderá funcionar das 7h às 22h, com capacidade de 50% de segunda-feira a sábado. 

 Academias e similares poderão funcionar no horário das 6h às 22h, também de segunda-feira a sábado.  

 Supermercados poderão funcionar com capacidade de 30% e abrir aos domingos.

 Hotéis deverão manter as 24h de quarentena dos quartos após saída do hóspede. Áreas sociais e de lazer desses estabelecimentos só serão liberadas perante consulta à Vigilância Sanitária. 

 

Barreira Sanitárias Serão Postas nas Entradas de Guaratuba ...

Nesta quarta-feira (19) foi realizada reunião presencial do Comitê de Gestão de Crise com os novos membros ...

Geral

Deputado Federal Reafirma Apoio com Município de Guaratuba

O prefeito Roberto Justus recebeu na manhã desta sexta-feira (14) na Prefeitura de Guaratuba, o Deputado Federal ...

Política

Pix Cobrança, que substituirá boletos, começa a funcionar ...

A partir desta sexta-feira (14), os bancos e as demais instituições financeiras que aderiram ao Pix, serviço de ...

Geral

Vacinação em Guaratuba ira Acontecer a Partir do dia 12 ...

Na quarta-feira (12), acontecerá um mutirão de vacinação para pessoas com 60 anos ou mais.

Geral

ROTAM prende traficante em Matinhos

No final da noite de domingo (02), uma equipe policial militar Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel), da 2ª ...

Policial

PM PRENDE 3 ASSALTANTES POR ROUBAREM MERCADO EM GUARATUBA

No início da tarde desta quarta-feira (21), a Polícia Militar foi acionada por uma pessoa que teria visto um roubo em ...

Policial


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net