Notícias do Litoral do Paraná

Barreira Sanitárias Serão Postas nas Entradas de Guaratuba a Partir da 14h de Sexta

Nesta quarta-feira (19) foi realizada reunião presencial do Comitê de Gestão de Crise com os novos membros representantes da sociedade civil, com o objetivo de definir os planos de ação, prevenção e de contingência em resposta à pandemia da Covid-19.

 A reunião teve em sua pauta o novo decreto do Governo do Estado (nº7672/2021), publicado dia 17 de maio e, ainda, os decretos de Curitiba e região metropolitana, que têm medidas mais restritivas de enfrentamento da pandemia como o fechamento de grande parte do comércio (inclusive supermercados) no final de semana na capital.

 O secretário Municipal da Saúde, Gabriel Modesto, abriu a reunião explanando sobre a situação epidemiológica de Guaratuba. Segundo ele, a média móvel voltou a crescer após uma queda significativa. "Estamos com cerca de 10 confirmações diárias novamente, isso aumenta a pressão no sistema de saúde da cidade e reflete, principalmente, na ocupação de leitos da região e do estado", afirmou. 

O secretário mostrou a taxa de ocupação de leitos (clínicos e UTI) no Estado que continua operando no seu limite. "Se não fizermos uma ação agora que está crescendo os números de casos e já com a rede de saúde saturada, podemos chegar a uma situação de não termos nem como receber o paciente no nosso Pronto Socorro", alertou o secretário da Saúde.  

 Últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde traz o levantamento que há 690 pacientes na fila de leitos clínicos covid no estado. Só no litoral existem 18 pacientes aguardando um leito de UTI.

 Sobre as medidas restritivas do novo Decreto do Estado, o coordenador da Vigilância Sanitária, Hermínio Molinari, ressaltou ao comitê que o decreto não permite flexibilização das medidas estaduais, apenas pode-se deixá-las mais rígidas ou ajustar com a realidade regional. 

 Após deliberação, o comitê apoiou as novas medidas do Estado, em vigor até dia 31 de maio, e decidiu pela implementação de barreiras restritivas nas entradas da cidade iniciando na próxima sexta-feira (21). 

 A restrição de circulação em todo Estado ocorre das 22h às 5h. Apenas o comércio essencial funcionará no domingo, menos restaurantes, lanchonetes e similares que poderão trabalhar somente com sistema de entrega. O delivery de serviços essenciais será permitido sem restrição de horário e dia. 

 Eventos sociais e atividades correlatas, feiras, casas noturnas continuam suspensos.

 Comércio de rua poderá funcionar das 7h às 22h, com capacidade de 50% de segunda-feira a sábado. 

 Academias e similares poderão funcionar no horário das 6h às 22h, também de segunda-feira a sábado.  

 Supermercados poderão funcionar com capacidade de 30% e abrir aos domingos.

 Hotéis deverão manter as 24h de quarentena dos quartos após saída do hóspede. Áreas sociais e de lazer desses estabelecimentos só serão liberadas perante consulta à Vigilância Sanitária. 

 

Guaratuba decreta calamidade pública por conta de problemas ...

O prefeito Roberto Justus (DEM) declarou estado de calamidade pública em Guaratuba em decorrência do serviço prestado ...

Geral

Família perde tudo o que possuía após incêndio

Mãe e filha perderam tudo que tinham após um curto-circuito provocar um incêndio na casa onde moram, na rua Uruguai, ...

Geral

Lázaro é Morto após 20 dias de Operação para Captura-lo

A caçada por Lázaro Barbosa, de 32 anos, acabou na morte do serial killer na manhã desta segunda-feira (28), em ...

Policial

Entenda o Ritmo Variável na Vacinação entre as Cidades do ...

O ritmo da vacinação está diferente em várias cidades do Paraná. Guaratuba, por exemplo, está vacinando com 55 anos ...

Geral

Feriado terá Barreira Sanitária em Guaratuba

As barreiras restritivas começaram a funcionar em Guaratuba nesta quarta-feira (2), nas entrada da cidade do ...

Geral

Novo Decreto Estadual Entrará em Vigor no dia 28 de Maio

Em razão do aumento do contágio da Covid-19 no Paraná e da maior taxa de transmissão do País, o Governo do Estado ...

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net