Notícias do Litoral do Paraná

Comissão do Senado aprova projeto que antecipa feriados para segunda-feira

No ano que vem, por exemplo, o feriado de Tiradentes cai em uma terça-feira e seria adiantado para o dia anterior e depender de um projeto aprovado no Senado nesta terça-feira, 4, os brasileiros podem ter mais feriados prolongados.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa aprovou uma proposta que antecipa para segunda-feira os feriados que caírem nos demais dias da semana, com exceção dos que ocorrem nos sábados e domingos e de algumas datas especiais.

O texto segue diretamente para a Câmara e, se confirmado pelos deputados, entra em vigor três meses após virar lei. Pela proposta, pelo menos três feriados seriam antecipados para segunda: Tiradentes (21 de abril), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro).

No ano que vem, por exemplo, o feriado de Tiradentes cai em uma terça-feira e seria adiantado para o dia anterior. Nesse caso, estabelecimentos comerciais e repartições públicas ficariam fechados. Estão fora da regra estabelecido pelo projeto os feriados de 1º de janeiro (Confraternização Universal), Carnaval, Sexta-Feira Santa, 1º de maio (Dia do Trabalho), Corpus Christi, 7 de setembro (Dia da Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 25 de dezembro (Natal).

Feriados estaduais e municipais também não foram enquadrados pelo texto aprovado na comissão. O projeto foi apresentado pelo senador Dário Berger (MDB-SC) com a justificativa de evitar a redução do número de dias úteis no meio da semana, o que é popularmente conhecido como “enforcamento” quando as datas ocorrem entre terça e sexta-feira.

Além disso, a intenção é dar regularidade para o funcionamento do comércio e não interromper a continuidade dos dias letivos. O texto teve apoio de associações empresariais, de acordo com o relator do projeto na comissão, Jorginho Mello (PL-SC).

“Há uma demanda e também acho que é vantajoso porque não quebra a semana, a pessoa pode se preparar para uma viagem. Então ganham o comércio, a prestação de serviços e as pessoas”, comentou.

Fonte Banda B

200 quilos de maconha são apreendidos pela Polícia ...

     Por volta das 23h30, agentes da PRF abordaram um motorista de 35 anos que conduzia um GM Celta, na BR-277, em ...

Policial

Caminhão tomba no acesso entre Prainha e Ferryboat em ...

     Na manhã desta quinta (07), um caminhão com carga de açúcar tombou no acesso entre prainha e Ferry- Boat.

Geral

Rapaz é assasinado a tiros em frente de igreja em Guaratuba

     Um homem, ainda sem identificação, foi assassinado a tiros na madrugada desta terça-feira, 5, no bairro ...

Policial

Paraná Cidadão acontecerá amanhã em Guaratuba

Foto: Divulgação      Moradores de Guaratuba e região litorânea receberão a partir desta quarta-feira (06) o Paraná ...

Geral

Afogamento na Ilha do Mel

Foto: Redes Sociais      Na tarde de domingo, 3, um homem morreu afogamento na Praia de Nova Brasília, na Ilha do ...

Geral

Homem não resiste e morre após salvar duas crianças e um ...

Foto: Redes Sociais      Duas crianças e um adolescente, entre 5 e 13 anos, estavam se afogando em balneário ...

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net