Notícias do Litoral do Paraná

Vereador Zé da Ecler tem mandato cassado após sessão que durou 8 horas

Mesmo já tendo seu mandato extinto por ter faltado consecutivamente em 6 sessões extraordinárias conforme Decreto Legislativo 002/2019, o processo que julgava o Vereador José Carlos do Espírito Santo conhecido com o Zé da Ecler foi votado nesta terça (20), na Câmara de Vereadores de Matinhos.

Já no início da sessão marcada para as 18 horas para julgamento do relatório final da Comissão Processante, o Vereador Nando pediu para que fosse lido na íntegra todo o processo alegando não ter acesso ao conteúdo do processo o que estendeu a sessão uma vez que alguns documentos foram lidos várias vezes, até que já próximo da meia noite o vereador pediu então para que não fosse mais lidos documentos repetitivos. Ainda durante a leitura do processo o vereador também quis ver os videos dos depoimentos constantes no processo, e também foi autorizado pela Presidência.

Após a leitura o Vereador Gerson da Silva Junior abriu a palavra aos vereadores que quisessem se manifestar. O primeiro vereador a falar foi o vereador Nando que disse ser contra  o relatório pois o vereador tem imunidade parlamentar e sugeriu que o Prefeito entrasse com um processo por danos morais. Acontece que segundo a constituição é ao contrário explicou o presidente, o vereador não pode ser julgado na esfera civil e criminal justamente por conta de sua imunidade parlamentar, que a única punição possível para casos de abuso é na esfera administrativa sendo julgado por seus pares, o que aconteceu nesse processo.

Já os vereadores Renato Polícia, Sandro do Gás e Lagarto explicaram que mesmo com o processo aberto em momento algum o vereador Zé da Ecler pediu desculpas ou justificou sua conduta o que poderia segundo eles ter tido um rumo diferente, mas pelo contrário o vereador continuou no mesmo sentido usando inclusive outras palavras em seus pronunciamentos e em seu programa de rádio.

O vereador Barão que assumiu a vaga deixada pela extinção do mandado do vereador Zé da Ecler em seu pronunciamento explicou que fiscalizar é a função do vereador, mesmo podendo cometer excesso, mas que mesmo o excesso tem limites, que na razão o vereador cobra, fiscaliza mas que quando usa palavras como "sem vergonha, cafajeste, roubam, roubaram, bandidos de última categoria, isso pra mim, Barão,  se eu um dia ventricular isso, merecerei a mesma pena, isso pra mim é excesso, alias é transpor o excesso, isso sim é chegar as beiras dos limites", finalizou dizendo que a base da democracia é o respeito.

Após o pronunciamento dos vereadores foi aberto ao procurador do denunciado o tempo de até 2 horas para sua defesa.

O relatório foi aprovado por maioria absoluta com 8 votos favoráveis dos vereadores, Dan, Gerson, Jair Pescador, Marcio do Seda, Lagarto, Sandro do Gás, Renato Polícia e Barão e votaram contra os vereadores Nando, Mario Braga e Rodrigo, ficando também cassado o mandato do vereador Zé da Ecler também por falta de decoro parlamentar.

Preso pela ROTAM mais um suspeito de tráfico de drogas em ...

     Policiais militares das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam, no início da noite de terça-feira ...

Policial

Embarcação afunda próximo a praia e pessoas são resgatadas ...

    Foto: Wilmar  Uma lancha naufragou na praia em Guaratuba e os ocupantes foram resgatados pelo banana boat, além ...

Geral

Jovem está desaparecido no Litoral

Nestor Eugenio está desaparecido desde domingo (12), ele tem aproximadamente 1.65 de altura e 75 quilos, com uma ...

Policial

O Corpo de Bombeiros informam que triplicaram as ...

     O número de queimaduras por águas-vivas nas praias do litoral paranaense triplicou na temporada 2019/2020 em ...

Geral

Motociclista morre em acidente ao colidir com caminhão na ...

     Um homem de 34 anos morreu, na madrugada deste domingo (12), em um acidente entre uma motocicleta e um ...

Geral

Cochilo ao volante causa queda de veículo em córrego na PR- ...

     O cochilo de uma motorista na PR-407 – que liga a BR-277 às praias – poderia ter provocado uma tragédia na tarde ...

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net