Notícias do Litoral do Paraná

Prefeitura conclui processo e demite servidores no caso das câmeras

A Prefeitura de Guaratuba publicou nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial do Município os decretos de demissão de quatro servidores envolvidos no caso das câmeras de monitoramento.

Relembre o caso

Enquanto procuravam por Wellington Bruno Kluger Moreira, um adolescente de 13 anos que havia desaparecido na região de Guaratuba, alguns  servidores públicos   descobriram imagens que focavam em mulheres de biquíni e shorts, na praia, na orla, dentro do quarto de um hotel e em um bar da região, feitas por, pelo menos, 10 câmeras de monitoramento da Praia Central e de outros três pontos turísticos.

O adolescente desapareceu no dia 16 de novembro e, depois de dois dias seu corpo foi encontrado no mar, em Matinhos. De acordo com alguns familiares, o garoto sumiu após ter ido comprar um sorvete. O último lugar em que havia sido visto foi nas escadarias do Morro do Cristo, um ponto tradicional em Guaratuba.

Em nota de esclarecimento, a Prefeitura informa que o relatório final da Comissão Permanente de Processo Disciplinar aponta que os funcionários demitidos utilizaram o sistema de monitoramento para efetuar as captações indevidas.

A situação de outros servidores que teriam divulgado as filmagens ainda está sendo investigada. “Em relação às condutas de extração e divulgação não autorizada das imagens captadas, no decorrer da instrução do Processo, surgiram fatos novos que precisam ser melhor apurados”, informa a nota.

O Diário Oficial também traz a Portaria de criação de uma Sindicância aberta para apurar os novos fatos e poderá ser aberto novo Processo Administrativo Disciplinar contra estes servidores, “garantidos o contraditório e a ampla defesa” aos envolvidos.

Leia abaixo a íntegra da nota e o link do Diário Oficial do Município: http://portal.guaratuba.pr.gov.br/images/oficial2019/599.pdf

NOTA DE ESCLARECIMENTO EM RELAÇÃO AO CASO DAS CÂMERAS DE GUARATUBA
 
    A Prefeitura Municipal de Guaratuba vem a público informar que o Processo Administrativo Disciplinar relacionado à utilização indevida das câmeras de monitoramento e a divulgação não autorizada das gravações está parcialmente concluído. 
    Em respeito a todos os servidores públicos municipais e à população em geral, cumpre esclarecer que o levantamento dos atos faltosos, ainda na fase da sindicância, induziu à necessidade da separação das condutas dos servidores processados, colocando de um lado os atos praticados por aqueles servidores que utilizaram as câmeras de monitoramento para efetuar as captações indevidas e, do outro, os que teriam extraído as gravações, entregando-as diretamente a terceiros.
    Em relação aos servidores que fizeram a utilização das câmeras de monitoramento para efetivar as captações indevidas foi possível concluir o Processo Administrativo Disciplinar, culminando com a aplicação da pena de demissão aos envolvidos.
    Todavia, em relação às condutas de extração e divulgação não autorizada das imagens captadas, no decorrer da instrução do Processo, sugiram fatos novos que precisam ser melhor apurados. Em razão disto, a Administração Municipal decidiu suspender o Processo Administrativo Disciplinar neste tópico, até que sejam devidamente aferidos os fatos novos. 
    O Processo Administrativo ficará aguardando o término de uma Sindicância, aberta nesta data, para apurar os fatos surgidos, os quais, em sendo o caso, irão para o Processo Administrativo Disciplinar, garantidos o contraditório e a ampla defesa. Aí sim o Processo poderá ser definitivamente concluído, impondo eventuais penalidades aos servidores públicos municipais que forem culpados.
    Mais uma vez a Prefeitura relembra à imprensa e à população, que num estado democrático de direito, o devido processo legal deve ser garantido e a lei deve ser cumprida por todos. 
 
Fonte - Prefeitura Municipal de Guaratuba

Personal Treiner de Paranaguá vence Campeonato Brasileiro ...

Foto: Bruno Fontes      O professor de Educação Física e personal trainer Bruno Macanhan Fontes, de 32 anos, ...

Esportes

Acidente em Matinhos causa morte de Guaratubano

Imagem redes sociais No início da manhã deste domingo (16), um acidente entre dois automóveis na rodovia PR-508 no ...

Policial

Brasil vence por 3 a 0 sobre a Bolívia em estreia na Copa ...

     A seleção brasileira na Copa América não será mais o time de Neymar, mas deve ser agora o de Philippe Coutinho. ...

Esportes

Homem é detido com pedras de crack no Centro Histórico de ...

     Agentes da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) prenderam, na manhã desta quinta-feira (13), na praça de eventos ...

Policial

Veículo é recuperado pela Polícia Militar em Pontal do ...

     Por volta das 10h30 desta quinta-feira (13), policiais militares de Pontal do Paraná foram acionados para ...

Policial

Estrela do pôquer morre eletrocutada com secador de cabelo

O corpo da jogadora de 26 anos foi achado por um vizinho depois que seus pais acionaram o alarme do local pois não a ...

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net