Notícias do Litoral do Paraná

Mega Operação para coibir o Trafico de Drogas é realizada no Porto de Paranaguá

     A Administração dos Portos do Paraná, a Polícia Militar e Polícia Federal se integraram para uma megaoperação contra o tráfico de drogas no Porto de Paranaguá. Na noite de terça-feira, 9, 20 homens integrantes da Guarda Portuária

militares e agentes federais, junto de cães farejadores, vistoriaram vistoriaram cerca de 109 veículos que saíram do terminal com destino à Africa. Segundo o chefe da Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP), major César Kamakawa, a ação é uma resposta ao aumento das apreensões nos embarques no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). “A tecnologia e os equipamentos de scanner, aliados ao trabalho de fiscalização constante e a a atuação da Receita Federal, fizeram com que as apreensões de droga aumentassem 13 vezes neste ano”, explicou.

As operações conjuntas passam a acontecer com mais frequência, também com a participação dos operadores portuários. “A intenção é unir as práticas e a inteligência de todas as forças de segurança para mapear as ações criminosas e combater o tráfico de drogas”, disse Kamakawa

NOVA ORDEM

Mudanças adotadas pela administração portuária também têm auxiliado na maior segurança das áreas alfandegadas. “Uma nova ordem de serviço, que trata da atuação da Guarda Portuária, orienta as equipes de patrulhamento no cais a efetuarem mais efetivamente a abordagem de veículos e pessoas cabines dos caminhões”, destaca o chefe da UASP. 

OPERAÇÃO

A ação de terça-feira teve início com a reunião estratégica dos grupos, às 18h30. Em seguida, por volta das 19 horas, os oficiais se deslocaram para dois pontos diferentes. Parte da equipe foi para o pátio em frente ao prédio Dom Pedro II, no cais, onde os 109 veículos para exportação estavam estacionados. O restante do efetivo já se dirigiu ao berço 215, no TCP, onde o navio Grande Francia estava atracado. Das 19h30 às 20h30, conforme os 167 veículos importados, vindos da Alemanha, eram desembarcados, já passavam por vistoria. Enquanto isso, os veículos de exportação eram deslocados para este mesmo local, para começar o embarque. Das 20h40 às 22h10, como todos os veículos com destinos ao Uruguai e África vistoriados, a operação foi concluída. A reunião de encerramento e relatório foi realizada às 22:30.

FARO

Como explica o sargento Pires, da Companhia de Operações com cães do Batalhão e Operações Policiais Especiais (Bope), a missão foi assumida em apoio à Agência Central de Inteligência da Polícia Militar do Paraná - envolvida no trabalho de investigação sobre o tráfico de drogas. 

FEDERAL

Para o agente da Polícia Federal Alessandro Vivoni, coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos), os Portos do Paraná são estratégicos em vários sentidos para o comércio exterior. 

“Não é diferente na questão que diz respeito ao tráfico internacional de entorpecentes. O trabalho que estamos desenvolvendo aqui no Porto de Paranaguá é fundamental para coibir esse tipo de crime”, explicou. Ainda segundo o policial, muito trabalho está sendo feito, de forma cuidadosa. “A nossa atuação está em cima de inteligência. Quando a imprensa divulga a apreensão, isso é apenas a ponta do trabalho. Antes dela, muitas ações já foram realizadas”, ressalta.

CESPORTOS

A Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) é integrada pelo Departamento de Polícia Federal, Capitania dos Portos, Receita Federal, Administrações Portuárias e Governo do Estado. A comissão é responsável por elaborar e aplicar o Plano de Segurança Portuária, que é submetido à Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), com sede em Brasília.  

Fonte: AEN

Desentendimento entre Tio e Sobrinho acaba em tiro e duas ...

     Um desentendimento familiar, no final da manhã de sábado, 20, na comunidade de Ribeirão Grande, um povoado rural ...

Policial

Jovem é encontrado morto a facadas em Guaratuba

Foto: Redes Sociais      Um rapaz de 24 anos foi morto com golpes de faca em Guaratuba. O homicídio foi registrado ...

Policial

Mais uma vítima de trânsito no início da 277 em Paranaguá

Foto: Redes Sociais      Em certos horários do dia o caótico trânsito em Paranaguá, no Litoral do Paraná, provocou a ...

Geral

Cláudia Silvano, Diretora do Procon-PR foi homenageada como ...

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo      O Dia dos Professores deste ano tem um significado especial para a ...

Geral

A atleta Parnanguara Ágatha Bednarczuk é classificada para ...

     Atleta comemorou classificação que a levará para a segunda Olimpíada consecutiva na carreira Na tarde de ...

Esportes

DENGUE: Ações tem por objetivo evitar a ploriferação do ...

Foto: Imagem Internet      No Paraná o registro oficial é de 682 casos de dengue, segundo o último boletim ...

Geral


 

 

 

 


 

 

 

 

Previsão do Tempo

 

booked.net