As forças policiais do Paraná fiscalizaram 1.333 estabelecimentos comerciais e realizaram 553 ações de dispersão de aglomeração entre a meia-noite de sábado, 27, e 7 horas de segunda-feira, 1.º. Foram 138 prisões e 47 adolescentes apreendidos no primeiro fim de semana de reforço na fiscalização das medidas de proteção contra a Covid-19.
O balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública aponta que dois estabelecimentos foram interditados, 14 receberam sanções financeiras e 108 indivíduos receberam multas por diversas infrações, entre elas não usar a máscara de proteção. No total, houve 919 denúncias – destas, 122 ocorrências confirmadas pelos policiais e incluídas no rol das fiscalizações de perigo de contágio. O trabalho foi realizado em parceria com as prefeituras e guardas municipais.
O relatório aponta, ainda, a apreensão de três armas de fogo, 12 quilos de drogas, 355 drogas em unidades (porções e comprimidos) e um equipamento eletrônico, além de 33 veículos apreendidos/recuperados durante as ações.